Existe sustentabilidade separada da ética nas organizações? Qual o papel da liderança nas práticas de integridade de uma empresa? Como criar uma cultura da ética e disseminá-la a todas as partes interessadas da organização?

Essas e outras questões animaram o Núcleo de Estudos de Governança e Ética Empresarial da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) a produzir o o livro Gestão Transparente e Sistemas de Integridade (Compliance), como material de apoio a gestores e profissionais da área em organizações públicas e privadas.

O principal desafio da equipe foi fundamentar a tese de que a eficácia do compliance só é possível quando há ampla disseminação de políticas, normas e procedimentos a todas as partes interessadas da organização — da alta liderança a acionistas, colaboradores, fornecedores e parceiros, até as comunidades de relacionamento e toda a sociedade. Em outras palavras, só se garante integridade quando o sistema avança das fronteiras de áreas ou departamentos e passa a criar uma cultura da ética na organização por meio da gestão.

Apoiada nessa visão sistêmica, a equipe da FNQ relacionou os Oito Fundamentos da Excelência do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) com as exigências do Decreto 8420/15, que regulamenta a Lei nº 12.846/2013 ou Lei Anticorrupção brasileira. Como resultado, a publicação está organizada em oito capítulos técnicos, com indicação de legislações e organismos anticorrupção nacionais e internacionais, além de apresentar nove cases sobre práticas de compliance nas organizações Siemens, Sabesp, Kantar IBOPE Media, Grupo Promon, EDP Brasil, 3M, Staples, Neoenergia e Hospital Albert Einstein.

No infográfico da imagem é possível observar uma síntese do diálogo entre os conceitos dos Fundamentos da Excelência e suas correlações com o atendimento à legislação e os pilares dos sistemas de compliance.

GESTÃO TRANSPARENTE E SISTEMAS DE INTEGRIDADE (COMPLIANCE)
Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), 2018, 80 págs
www.fnq.org.br

Núcleo de Estudos de Governança e Ética Empresarial da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)
Ana Paula M. Soares de Maria (Kantar IBOPE Media); André Carillo (Sabesp); Alexandre Carrasco (Consultor Organizacional); Carolina Rabha (BNDES); Juliana Blanco (Neoenergia); Marcos Patta Bardagi (FNQ); Reynaldo Goto (Siemens); Ricardo de Castilho Agostini (EDP Brasil); Renato Jimenes (Embraer); Vitor Kordyas Dossa (SENAC/RS)

Produção: Folie Comunicação
Editora/Coautora: Marisa Meliani
Capa e Ilustrações: Fernando Carvall/ Estúdio Saci
Projeto Gráfico e Direção de Arte: Renato Brandão